O chefe de gabinete do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Nuno Félix, demitiu-se esta sexta-feira. Segundo o Observador, terá declarado duas licenciaturas falsas.

No despacho de nomeação, Nuno Félix declarou-se “licenciado” com dois cursos superiores: um em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa e outro em Direito na Universidade Autónoma de Lisboa. As duas universidades – contactadas pelo jornal Observador – negam que o aluno tenha completado os cursos.

O Ministério da Educação confirma, em resposta ao Observador a saída do chefe de gabinete do secretário de Estado da Juventude e do Desporto: “O Ministro da Educação foi hoje informado da decisão do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que aceitou o pedido de demissão do seu Chefe do Gabinete.”

Entretanto, João Wengorovius Meneses, o anterior secretário de Estado da Juventude, confirma ao Observador ter sido este um dos motivos da sua demissão e que o ministro tinha conhecimento da situação. Wengorovius acrescenta que teria querido exonerar Nuno Félix, mas que Tiago Brandão Rodrigues não deixou.

No entanto, o Ministério nega esta versão dos acontecimentos.

Já em resposta “pessoal” ao Observador, Nuno Félix afirmou: “Nunca disse para nenhuma das funções que exerci que era licenciado. Mas sim, que tinha a frequência do ensino superior. Importa dizer que o meu percurso académico sempre foi público, até pelas funções que desempenhei enquanto estudante como dirigente estudantil e juvenil”.

Nuno Félix foi o dinamizador do projecto Famílias como as Nossas, que trouxe refugiados da Áustria para Portugal.

É a segunda demissão no Governo esta semana. Rui Roque, adjunto de António Costa, também se demitiu por causa da licenciatura.