Marcelo Rebelo de Sousa anunciou esta quinta-feira, na Madeira, que daqui a dois meses vai visitar as ilhas desertas e selvagens.

O Presidente da República garante que não é nenhum sinal de que esteja preocupado com uma eventual perda de soberania dessas duas ilhas. Quer é conhecê-las.

“Por agora, trata-se de estar presente nas comemorações do Dia da Região, uma sugestão primeira do presidente do Governo Regional, formalização do presidente da Assembleia Legislativa e de aceder, subsequentemente, a um convite que me foi amavelmente endereçado pela Câmara de Porto Santo. Em breve, dentro de dois meses, regressarei para visitar as Ilhas Desertas e as Selvagens e espero voltar muitas mais vezes a esta região”, declarou o chefe de Estado no início da visita de três dias à Madeira.

Questionado se anda preocupado com uma eventual perda de soberania das ilhas Desertas e das Selvagens, Marcelo Rebelo de Sousa é rápido na resposta.

“Não. Quer dizer que estou urgentemente interessado em conhecê-las. É um sonho que tinha como cidadão, é naturalmente uma aspiração que eu tenho como Presidente da República. Não há nenhuma preocupação quanto à soberania, não há nenhuma premência de natureza jurídica ou política, é a premência da curiosidade. Aliás, virei aqui à Madeira várias vezes e pode acontecer que nessa minha próxima vinda, além de ir às ilhas, aproveite também para ir a outros recantos da Madeira”, sublinhou.

O Presidente da República retoma na Madeira o léxico dos afectos e frisa que é com alegria e extrema felicidade que se desloca ao arquipélago para comemorar os 40 anos da autonomia regional.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas no Palácio de São Lourenço, no Funchal, onde foi recebido pelo representante da República na Madeira.

A Renascença na Região Autónoma da Madeira com o apoio da TAP – Portugal de Braços Abertos