O primeiro-ministro, António Costa, afirmou esta quarta-feira, em Bruxelas, que o seu Governo "nasceu para enfrentar e resolver desgraças", afirmando que o Governo está preparado para as "piores previsões", uma vez que essas estão sempre a surgir.

"Este Governo está preparado para as piores previsões, porque todas as semanas há uma previsão de uma desgraça na semana a seguir, até agora, já passamos seis meses e essas desgraças ou não se confirmaram, ou tendo ocorrido foram devidamente ultrapassadas", afirmou o primeiro-ministro, em conferência de imprensa após a cimeira europeia de Bruxelas, que se centrou no referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

"Por isso, eu diria mesmo que este é um Governo que nasceu para enfrentar e resolver desgraças. É isso que estamos a fazer e que iremos continuar a fazer", acrescentou António Costa, que respondia à questão sobre se o Governo estaria preparado para a aplicação de eventuais sanções pelas instituições comunitárias por violação das metas orçamentais.

Há dois dias, o diário francês "Le Monde" noticiou que Bruxelas se prepara para impor a Lisboa e Madrid sanções que podem chegar aos 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) e uma suspensão temporária dos fundos estruturais europeus, por violação do Pacto de Estabilidade e de Crescimento.

No mesmo dia, a Comissão Europeia reiterou que só no início de Julho tomará uma decisão sobre eventuais sanções.