A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, disse que o Presidente da República fez o que tinha de fazer: “finalmente indigitou” António Costa para formar Governo.

“Começa agora um novo ciclo”, afirmou a dirigente bloquista numa declaração aos jornalistas, na sede do Bloco, esta terça-feira. "Haveremos de ter um país um pouco mais justo. Este acordo e a derrota da direita são apenas um bom começo."

"O grande desafio começa agora. Pela parte do BE seremos a garantia e o compromisso pelos salários e pensões, segurança social, saúde e educação", vincou Catarina Martins.

A bloquista criticou o tempo que Cavaco Silva levou a indigitar António Costa, mas afirmou que esse “compasso de espera” serviu para a esquerda consolidar, do ponto de vista técnico, “o compromisso para uma solução governativa” que interrompe o “empobrecimento” do país. "Perdemos tempos, mas não andámos a perder tempo.”

Catarina Martins afirma que o "novo ciclo" político agora inaugurado permitirá “descongelar pensões, aumentar o salário mínimo nacional, parar as privatizações” e “combater a precariedade”.

“Este acordo [à esquerda] não garante a transformação de que o país precisa”, mas “representa um virar de página”, disse Catarina Martins. “Foi o reforço eleitoral e a maior representação desta esquerda que permitiram que chegássemos até aqui.”

Na nota de indigitação de Costa, Cavaco Silva afirma que a continuação em funções de gestão do XX Governo Constitucional, liderado por Pedro Passos Coelho, "não corresponderia ao interesse nacional".