O CDS-PP desafia António Costa a divulgar aos portugueses as respostas que deu às questões colocadas pelo Presidente da República. Os centristas reagiram à indigitação do líder socialista para novo primeiro-ministro.

O líder parlamentar do CDS invoca a transparência para pedir a divulgação das respostas.

"Sendo públicas as dúvidas colocadas pelo chefe de Estado, não devem ser confidenciais as respostas. Estamos a falar da estabilidade e da governabilidade de Portugal, ou seja, do interesse nacional. Em nome da transparência e do debate democrático, não é compreensível que o primeiro-ministro indigitado se furte a esclarecer as respostas que deu", desafiou Nuno Magalhães.

O novo Governo liderado por António Costa é "formalmente constitucional mas é e será para nós politicamente ilegítimo", sublinhou o líder da bancada, lembrando que "é a primeira vez que o perdedor das eleições é indigitado primeiro-ministro.

Nuno Magalhães acusou ainda os socialistas de se terem aproveitado de uma "circunstância excepcional [facto de Cavaco Silva não poder convocar eleições nos seis meses anteriores à sua saída] de forma a conseguir os seus objectivos".

O CDS-PP reagiu, assim, através do seu líder parlamentar, que leu uma declaração escrita, no parlamento, ao anúncio pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, de que indigitou o líder do PS, António Costa, para primeiro-ministro.