Se não houver estabilidade para um Governo para quatro anos não é nenhum drama, diz António Sampaio da Nóvoa.

Em entrevista à SIC-Notícias, o candidato presidencial desvalorizou um cenário em que não seja possível ao novo Executivo cumprir a legislatura.

O antigo reitor da Universidade da Lisboa, ainda assim, acredita que o próximo Chefe de Estado pode criar as condições para uma legislatura completa.

“Um Presidente da República que num futuro possa convergir nesse diálogo e criar essas condições de diálogo, nós poderemos certamente encontrar um Governo com estabilidade para quatro anos, mas se não houver estabilidade para quatro anos também não é nenhum drama. É bom que haja, mas também não é nenhum drama”, disse.

Sampaio da Nóvoa insiste que “a democracia tem mostrado que tem em si as condições da sua renovação, que tem em si as condições da sua relegitimação e, na altura, o Presidente da República saberá certamente interpretar isso e tomar as medidas que permitam dar uma nova vida à democracia e sobretudo dar uma nova esperança aos portugueses”, acrescenta.

O candidato saudou a entrada de Marcelo Rebelo de Sousa na corrida presidencial com uma crítica à posição exercida pelo agora ex-comentador da TVI que acusa de saber há muito que estaria nesta corrida.

"Não se pode comentar presidenciais quando se sabe que é candidato", concretiza Sampaio da Nóvoa.