A dirigente do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, critica o convite do Presidente ao líder do PSD, Pedro Passos Coelho, para formar Governo.

“Ficou muito claro que Cavaco Silva veio dar uma ajudar ao seu partido, ao PSD, que saiu claramente fragilizado destas eleições. Veio dar uma ajuda para que o PSD possa formar Governo”, afirma Mariana Mortágua.

A deputada bloquista considera que, sinal disso, o Presidente da República “reuniu apenas com Pedro Passos Coelho antes sequer de conhecer e estarem publicados os resultados oficiais das eleições e antes das restantes reuniões, previstas na Constituição, com os restantes partidos”.

“Não cabe ao Presidente da República vir condicionar programas de futuros governos, mas sim defender a Lei Fundamental do país”, sublinha Maria Mortágua.

O Bloco de Esquerda subiu a terceira força política nas eleições legislativas de domingo. Conseguiu 10,22% dos votos e um total de 19 deputados.

A porta-voz do partido, Catarina Martins, já desafiou o PS com vista a uma "solução de Governo que salve Portugal", impondo três condições: que os socialistas desistam da intenção de cortar a TSU, do congelamento das pensões e da facilitação dos despedimentos.