Está confirmado, o Partido Socialista vai reunir-se em congresso, falta apenas conhecer a data em que se vai realizar. O esclarecimento é prestado à Renascença por fonte oficial da direcção do partido, citando os próprios estatutos socialistas que impõem a realização de congressos federativos e congresso nacional após a realização de eleições.

Os cadernos eleitorais ainda não arrefeceram e já há pelo menos um candidato a candidatos à liderança do Partido Socialista: Álvaro Beleza.

No discurso de encerramento de noite eleitoral, o secretário-geral socialista, António Costa, assumiu total responsabilidade pelo resultado eleitoral do partido, mas garantiu que não sai da liderança. “Manifestamente, não me vou demitir”, afirmou.

No entanto, nem todos subscrevem esta posição. Na noite eleitoral da Renascença, Álvaro Beleza, apoiante de António José Seguro, defendeu de imediato a realização de um congresso do PS e manifestou-se disponível para avançar na defesa daquilo que considera ser melhor para o partido. Uma ideia repetida esta segunda-feira a outros órgãos de comunicação social, aos quais afirmou que é candidato à liderança do partido.

A Renascença sabe que também Rui Prudêncio, antigo líder da Federação do Oeste do PS, e também próximo de António José Seguro (foi seu motorista durante as primárias do partido), pondera avançar mas para já ainda não há confirmação.