Os centros de estudo e explicações, as atividades de ocupação de tempos livres e as escolas de condução afinal vão ser obrigadas a fechar durante o tempo de confinamento que entra em vigor esta sexta-feira.

Numa versão preliminar sobre os termos do estado de emergência, este tipo de estabelecimentos chegou a configurar na lista dos serviços autorizados a abrir, mas, na versão agora publicada em Diário da República, integram a lista dos serviços que devem encerrar.

"Atividades de ocupação de tempos livres; Escolas de línguas e escolas de condução, sem prejuízo da realização de provas e exames, e centros de explicações", constam do Anexo I do diploma, secção que enumera os serviços e estabelecimentos a encerrar.

O mesmo diploma salvaguarda, no entanto, o funcionamento de "centros de atividades ocupacionais e espaços onde funcionem respostas no âmbito da escola a tempo inteiro, onde se incluem atividades de animação e de apoio à família, da componente de apoio à família e de enriquecimento curricular".

A ordem do Governo é para ficar em casa e teletrabalho obrigatório, exceto para os que não possam exercer a sua atividade profissional remotamente. A lista de exceções ao confinamento pode ser consultada aqui.