Corria o ano de 1985 quando, a 2 de setembro, foi lançada a rede de caixas Multibanco em Portugal. A rede arrancou com apenas nove equipamentos, distribuídos entre Lisboa e Porto.

E se hoje pode levantar dinheiro às três da madrugada, na altura era impossível. Nos primeiros meses, as caixas não estavam disponíveis entre a 1h00 e as 7h00.

Estes são algumas curiosidades que a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), entidade gestora da rede de Multibanco, revela para assinalar os 35 anos de funcionamento das caixas automáticas.

Num comunicado enviado à Renascença, a SIBS considera que a rede Multibanco “foi o primeiro grande motor de inovação e digitalização em Portugal”.

Atualmente, existem 12 mil caixas automáticas em Portugal, nas quais é possível fazer mais de 60 operações diferentes, e 373 mil terminais de pagamento automático. No primeiro semestre de 2020, foram movimentados 36 mil milhões de euros.

Conheça cinco curiosidades sobre 35 anos de evolução da rede Multibanco:

  • Foi em 1989 que os portugueses passaram a poder pagar algumas contas através do multibanco, em qualquer dia, em qualquer hora. Em 2019, foram feitos 68 milhões de pagamentos de serviços.
  • Transferir dinheiro só ao balcão do banco até… 1992. É neste ano que passa a ser possível fazer transferências bancárias no Multibanco, usando o Número de Identificação Bancária (NIB). Em 2019 esta foi a terceira operação mais realizada nas caixas Multibanco (69 milhões de transferências)
  • Portugal pioneiro em 1997. Foi nesse ano que passou a ser possível carregar o telemóvel no Multibanco, tornando Portugal no primeiro país do mundo com cartões de telemóvel pré-pago.
  • 35 anos depois da rede de caixas criada inicialmente para levantar dinheiro, mais de 50% das operações realizadas não estão relacionadas com numerário.
  • Portugal é o 2º país da zona euro com mais caixas Multibanco “per capita”, só sendo ultrapassado pela Áustria.
Tópicos