A chefe da divisão de Epidemiologia e Estatística saiu do cargo na DGS. Rita Sá Machado era responsável pela equipa que produz o boletim diário sobre os números do novo coronavírus em Portugal.

Segundo o jornal "Observador", Rita Sá Machado segue para Genebra para integrar a equipa missão permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas, em Genebra, em virtude da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

Na sua conta do Twitter escreveu que terça-feira era “um dia despedida”, de “reflexão” e “de mudar”. No mesmo texto, agradeceu à DGS enquanto entidade pelos “bons e maus momentos”.

A responsável foi uma das especialistas que contrariou a tese veiculada por António Costa, na passada semana, de que o aumento de casos em Lisboa se justificava com o facto do aumento da testagem.

Mas fonte oficial da DGS garante que esta saída foi “uma transição programada, tendo sido assegurada a continuidade de funções por um profissional qualificado”.

Esta saída acontece na semana em que Fernando Medina criticou a ação feita no terreno para combater a pandemia na grande Lisboa.