Veja também:


Os testes aos funcionários estão a arrastar-se e é preciso retomar o quanto antes as visitas aos lares de idosos. O apelo é do presidente da Associação de Apoio Domiciliário de Lares e Casas de Repouso.

Depois de a ministra da Saúde ter afirmado que a testagem está a correr muitíssimo bem e que remete para os próximos dias a revelação de uma estratégia para as visitas, João Ferreira de Almeida lembra que os idosos revelam ansiedade. Pede por isso a maior rapidez possível.

“Está demorada a conclusão dessa campanha de testes a todo o pessoal dos lares. Está-se a arrastar. O levantar da proibição de visitas vai demorar também. Os idosos estão a ficar angustiados, ansiosos e tristes com a ausência de visitas, muitos sem perceber porquê”, disse.

João Ferreira de Almeida pede ao Governo muita cautela na definição no das regras para as visitas.

“A questão não é só a data. Depois como é que se faz essa retoma das visitas porque tem de ser com extremo cuidado. Também não estou a ver uma filha ou um filho a visitar um idoso com máscara, viseira e luvas sem haver contacto físico. Não é fácil, mas vai ser complicado”, acrescenta.