Os 10 distritos de Portugal Continental que estavam em alerta vermelho passaram para laranja às 00h00 de domingo, estado em que fica assim a totalidade do território nacional, de acordo com determinação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Os distritos cujo nível de alerta sofre um desagravamento são Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu.

As previsões do IPMA para domingo referem condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada, em especial a partir da tarde e nas regiões do interior, e uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro.

O vento será fraco, soprando moderado (20 a 30 km/h) do quadrante leste nas terras altas do Norte e Centro até ao início da manhã, e rodando para quadrante norte a partir da tarde.

O alerta laranja é o segundo mais alto na escala prevista e a ANEPC continua a recomendar a “adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural”.

As medidas de caráter excecional incluem proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais e de queimadas e queimas de sobrantes de exploração.