O incêndio que deflagrou esta terça-feira em Alfena, concelho de Valongo, já foi dado como dominado, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto.

"O incêndio foi dado como dominado cerca das 22h00. Não temos informação de vítimas nem de habitações afetadas pelas chamas", disse à Lusa fonte do CDOS do Porto.

O fogo obrigou ao corte da Autoestrada 41 (A41) no sentido Porto--Penafiel, ao quilómetro 22, em Alfena, nos dois sentidos, durante várias horas, mas a situação já está resolvida, segundo a GNR.

"A A41 já está a circular normalmente, desde as 19h58, em ambos os sentidos", disse à Lusa fonte da GNR, informação que também foi confirmada pelo CDOS do Porto.

Apesar de o incêndio já estar dominado, permaneciam no local, às 23h55, 218 operacionais, apoiados por 62 viaturas, segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

O alerta foi dado às 12h27 e o incêndio chegou a ser descrito como "descontrolado" devido às "fortes rajadas de vento", pelo comandante operacional municipal, Delfim Cruz.

O alerta especial vermelho de agravamento do risco de incêndio florestal que vigora em vários distritos termina às 23h59 de terça-feira, passando todo o continente a estar em alerta laranja, devido à diminuição das temperaturas até quinta-feira.

[Notícia atualizada às 23h55.]