Volte-face. O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) disse esta quinta-feira à tarde que já “não vai haver”, entre julho e setembro, encerramento rotativo das urgências de obstetrícia de quatro das principais maternidades da zona de Lisboa: Alfredo da Costa, Santa Maria, São Francisco Xavier e Amadora-Sintra.

“Não vai haver [um sistema rotativo]. Nós tínhamos dito que essa era uma hipótese que estava em cima da mesa. A decisão não tinha sido tomada, também o dissemos reiteradamente”, referiu o presidente do conselho diretivo da ARS-LVT, aos jornalistas. E acrescentou: “Chegámos à conclusão que seria preferível não o fazer e arranjar uma outra solução”.

Ao mesmo tempo, em conferência de imprensa, Luís Pisco veio garantir que haverá reforço de pessoal, nomeadamente com a contratação de anestesistas, pediatras e obstetras, contratações essas que resolverão os problemas nas escalas durante o verão.

Fica, desta forma, cancelado o plano que propunha o encerramento de quatro urgências de obstetrícia em Lisboa durante o verão, a partir da última semana de julho e até ao final de setembro, de forma rotativa, devido à falta de especialistas.

O presidente da ARS-LVT não se compromete, para já, com o número de contratações a realizar, lembrando que está, por ora, a ser feito um levantamento (que se prolongará até final do mês) para avaliar quantos especialistas serão contratados para cada hospital em agosto.

Tópicos