O novo secretário de Estado da Energia, João Galamba, que tomou posse há cerca de um mês, afastou esta terça-feira o diretor-geral de Energia e Geologia, Mário Guedes.

Em comunicado, o gabinete do ministro do Ambiente e da Transição Energética informa que "a Direção-Geral de Energia e Geologia foi objeto de uma reestruturação, empreendida pelo Decreto-Lei n.º 69/2018, de 27 de agosto, a qual implicou a cessação das comissões de serviço dos seus dirigentes".

Na nota à comunicação social, é adiantado que "foram designados, em regime de substituição, o diretor-geral e uma subdiretora-geral, respetivamente, João Pedro Costa Correia Bernardo e Maria José Silva Reis Espírito Santo, ambos pertencentes ao mapa de pessoal da Direcção-Geral de Energia e Geologia" (DGEC), tendo sido "mantida a comissão de serviço da subdiretora-geral Maria Cristina Vieira Lourenço".

Mário Guedes esteve em funções em regime de substituição até ter sido nomeado formalmente por Jorge Seguro Sanches, antecessor de João Galamba, em julho deste ano, para um mandato de cinco anos.

O anterior secretário de Estado da Energia tinha também apontado o diretor-geral agora afastado para o conselho de administração da empresa estatal de desenvolvimento mineiro, a EDM, posição que o ex-técnico especialista abandonou para ir para a DGEG.

[Em atualização]