Apesar do alerta vermelho no norte do país, a proibição de utilizar foguetes não está a ser respeitada nalguns locais. A informação é avançada pela Proteção Civil à Renascença.

"Ontem [sexta-feira], num dos nossos voos de reconhecimento foram identificadas populações que estão a fazer utilização desses foguetes. Apesar da lei, pretendem continua com as tradições locais e estão a utilizar", relata Alexandre Penha, adjunto nacional de Operações da Protecção Civil.

Algumas das situações identificadas pela Proteção Civil ocorreram "muito perto da zona do Soajo [em Arcos de Valdevez], onde estava um incêndio ativo".

A Proteção Civil recebeu várias chamadas de "pessoas a dizer que há fogo de artifício, que há foguetes a serem lançados pelas populações e especialmente nestes distritos que estão em alerta especial vermelho".

Alexandre Penha embora que esta proibição "é algo que decorre da lei, é normal para um período crítico" e não está exclusivamente relacionada com o alerta vermelho decretado para este fim-de-semana.

A Proteção Civil tem sete distritos do norte do país com alerta vermelho até segunda-feira: Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

O ministério da Administração Interna emitiu um despacho com alerta de prontidão até quarta-feira para os mesmos distritos.