O Presidente da República quase desmaiou este sábado, à saída de uma visita ao Santuário do Bom Jesus, em Braga.

Marcelo Rebelo de Sousa ter-se-á sentido mal e chegado a pedir um copo de água. Acabou por desfalecer, por volta das 12h48, quando cumprimentava uma pessoa.

O Presidente foi depois logo transportado pelos seguranças para um hotel próximo, situado a 100 metros do local e onde está a ser assistido.

Segundo fonte da Presidência, o Presidente teve uma indisposição e não chegou a desmaiar, como inicialmente se pensava.

“Está a recuperar e a apanhar ar fresco e a repousar”, avança a mesma fonte.

Depois de ter afirmado que o Presidente não iria ao hospital, o assessor da Presidência da República veio dizer que, por uma questão de precaução, Marcelo Rebelo de Sousa irá fazer novos exames ao hospital de Braga.

Marcelo chegou bem ao santuário, cumprimentou as pessoas e tirou “selfies”. Só no final da visita ter-se-á sentido mal. O calor que se faz sentir poderá estar na origem da má disposição que levou a uma quebra de tensão. Estão previstos 37 graus de máxima para Braga.

Às 13h06 chegou uma ambulância do INEM para prestar assistência médica. Pouco tempo depois, chegou uma outra ambulância.


Menos de uma semana depois da formalização da candidatura das Festas de São João de Braga a Património Cultural Imaterial, Marcelo Rebelo de Sousa tinha previsto passar hoje o dia na cidade, começando por visitar o Santuário do Bom Jesus do Monte ao final da manhã.

Uma nota da Presidência da República divulgada pelas 13h45 esclarece que “o Presidente da República teve esta manhã uma ligeira indisposição à saída da Basílica do Bom Jesus. Por precaução, seguindo conselho médico, deslocou-se ao Hospital de Braga, sendo de esperar uma adaptação do programa previsto para este fim de semana”.