São boas notícias para os agricultores. Depois das chuvas de março e abril, e repostas as reservas hídricas, a Associação de Regantes e Beneficiários do Caia confirma que estão asseguradas as culturas de Primavera/Verão dentro do perímetro de rega da barragem do Caia.

“Depois desta pluviosidade que foi bem-vinda, estamos com 48,7% da capacidade total útil, o que dá um somatório de cerca de 92 milhões de metros cúbicos”, certifica Aristides Chinita.

Valores que confirmam a realização, sublinha, de “uma campanha de rega com distribuição a todos os utentes que necessitem dela dentro do perímetro do Caia”.

Por causa da seca, em fevereiro, a barragem, que abastece os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, estava a 19% da sua inteira capacidade.

“Esta pluviosidade veio muito concentrada e em pouco tempo”, mas, atesta o responsável da associação de regantes, “veio dar-nos este descanso e temos uma quota de armazenamento que garante a rega das nossas culturas e evitando prejuízos nos investimentos feitos”.

Em 2017, a campanha de rega no perímetro do Caia chegou ao fim, em outubro, um mês antes do normal. A falta de chuva levou a que não fosse fornecida água às culturas de outono/inverno.