A Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) não concorda com a ideia da nota da disciplina de Educação Física voltar a contar para a média de acesso ao Ensino Superior.

O parlamento vota esta sexta-feira um projeto de resolução do Bloco de Esquerda, com essa recomendação, que os partidos de esquerda e o CDS admitem viabilizar.

“Não creio que essa seja a estratégia correta. Nós temos muitas disciplinas que contam para a média e não é por aí que os jovens as valorizam. Cada um valoriza aquilo que tem mais interesse. O que é preciso é criar interesse nos jovens e pensar na forma como estamos a elabora o programa e a ministrar a disciplina de educação física”, diz à Renascença Jorge Ascensão, presidente da CONFAP.

A nota de Educação Física no secundário deixou de contar para a média de acesso ao ensino superior em 2012, por decisão do ministro Nuno Crato.

A CONFAP receia que a medida vá “criar dificuldades em jovens que podem ser excelentes em determinadas áreas e podem não ser tão bons, embora empenhados e esforçados, mas não têm aptidão para a educação física e ficarão obviamente prejudicados”.