Há partículas de plástico em água engarrafada de algumas marcas vendidas em Portugal, segundo um estudo da Universidade Estadual de Nova Iorque divulgado esta quinta-feira.

A investigação detetou quatro marcas com água contaminada. Três delas são europeias e estão à venda em Portugal.

O estudo da Universidade Estadual de Nova Iorque garante que as águas contêm partículas de plástico minúsculas, cujos efeitos na saúde são pouco conhecidos.

Em causa estão a marca francesa Evian, a suíça Nestle e a italiana San Pellegrino. São estas as três marcas de água europeias que estão contaminadas com partículas de plástico minúsculas

A outra marca que é referida neste estudo é a Aquafina, uma marca com origem nos Estados Unidos.

A investigadora Sherri Mason afirma que foram analisadas 250 garrafas de nove países: Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Quénia, Líbano, México e Tailândia.

Foi encontrado plástico em 93% das garrafas de água destas marcas, mais concretamente polipropileno, nylon e outras substâncias.

A investigadora acredita que esta contaminação resulta do processo de engarrafamento, ou seja, da garrafa, da tampa, e do processo industrial de engarrafamento.

Sobre os efeitos que estas substâncias podem ter na saúde, Sherri Masson admite haver uma relação com certos tipos de cancro, a diminuição da quantidade de espermatozoides ou a incidência de certas doenças, como o autismo ou défice de atenção. Por isso, conclui esta investigadora, a água da torneira é, globalmente, mais segura do que a água engarrafada.