A operação de rescaldo do incêndio que destruiu um dos módulos de produção da fábrica de capacetes Nexxpro, em Amoreira da Gândara, vai prolongar-se "pela noite dentro, disse à Lusa fonte dos Bombeiros de Anadia.

A presença de material altamente inflamável, como resinas, plásticos e fibras provoca uma grande "carga térmica" e torna mais complicado o rescaldo de um incêndio que foi dado como dominado por volta das 17h00.

O incêndio, que eclodiu por volta das 15h15, foi combatido por 59 elementos das corporações de Bombeiros de Anadia, Pampilhosa, Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos, apoiados por 20 viaturas.

Até agora não foi possível determinar a origem do incêndio, que causou avultados os prejuízos materiais, mas sem vítimas a registar.

Os outros dois módulos de produção foram poupados pelas chamas graças à intervenção rápida dos bombeiros.

A presidente da Câmara de Anadia, Teresa Cardoso, que se deslocou ao local do incêndio, disse à Lusa que "ainda é cedo" para saber se a Nexxpro está em condições para retomar a produção a curto prazo, o que poderá deixar em risco 150 posto de trabalho.

"O dono da fábrica [o empresário Hélder Loureiro] está a tentar avaliar se é possível recuperar algum equipamento", explicou a autarca, esclarecendo que apenas um "módulo de produção" (pavilhão) foi atingido pelas chamas.

Teresa Cardoso aproveitou para deixar uma palavra de "solidariedade e incentivo" aos trabalhadores e proprietários da empresa.

Fundada em 2001, a Nexxpro produz capacetes e acessórios para motociclismo, tendo sido a primeira empresa em Portugal a usar tecnologia para a produção de capacetes em fibra. Um dos seus produtos de maior sucesso é um capacete para motas forrado em ganga.

Ao longo dos anos, a Nexxpro desenvolveu parcerias com diversas marcas internacionais tendo iniciado em 2015 uma participação na alta competição, com a entrada no Mundial FIM de Superbikes.

Actualmente, a marca é representada em 56 países espalhados pelo mundo "com perspectivas de a curto prazo estender a sua representação a novos mercados".