Um incêndio numa associação recreativa em Vila Nova da Rainha, no concelho de Tondela, fez, pelo menos, oito mortos e 38 feridos, confirma o oficial de operações da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) Paulo Santos.

Há a registar nove feridos graves, que foram transferidos para unidades hospitalares de Porto e Lisboa. Receberam ainda assistência psicológica 32 pessoas.

"Os feridos começaram por se transportados para o hospital de Viseu, hospital de Tondela e o Centro Hospitalar de Coimbra. Houve depois a necessidade de deslocalizar para Lisboa quatro vítimas mais um, com a idade de 15 anos, para o Hospital da Estefânia", disse à Renascença o adjunto Manuel Cordeiro da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

O incêndio, que terá começado numa salamandra, ocorreu durante um jantar numa associação recreativa naquela localidade, de acordo com a mesma fonte.

Os feridos já foram todos evacuados para os hospitais de Viseu, Tondela e Coimbra. Os mais graves seguem para Lisboa e Porto.

Já o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, considerou como "muito crítica" a situação.

O primeiro-ministro já falou com o autarca sobre o fogo, estando a ser accionados "todos os meios", disse à agência Lusa fonte oficial do Governo.

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social activou a Linha Nacional de Emergência Social através do número gratuito 144, na sequência da explosão em Tondela.

No local estavam, às 23h10, 173 operacionais apoiados por 57 veículos e três helicópteros. O alerta foi dado às 20h51 e pelas 21h50 o fogo foi dado como extinto.

A notícia começou por ser adiantada pelo Expresso.

[Actualizado às 09h52]