A tão desejada chuva deve começar a cair a partir desta quarta-feira, ainda que de modo tímido e só no Norte do território continental. É na quinta-feira que se espera uma precipitação mais evidente e alargada a mais regiões.

“Para já, é este o cenário de mais curto prazo até sexta-feira”, afirma a meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Será, portanto, um episódio relativamente esporádico, não é aquela situação de continuidade”, acrescenta, não querendo adiantar previsões para o fim-de-semana.

“Essa precipitação que eventualmente ainda possa ocorrer nas regiões a sul do sistema montanhoso no fim-de-semana é só uma possibilidade”, afirma à Renascença.

Esta quarta-feira, o dia começou com neblina e nevoeiro e poderá haver períodos de chuva fraca a partir da tarde no Minho e Douro Litoral.

As temperaturas, sobretudo as mínimas, devem começar a subir. Hoje, os termómetros deverão oscilar entre os 11 e os 21 graus em Lisboa, entre os 9 e os 20 no Porto, entre os 13 e os 21 em Faro, os 11 e os 23 em Beja, os 6 e os 23 em Évora, entre 8 e 23 em Santarém e entre os 8 e os 13 na Guarda.

Na quinta-feira, as máximas deverão rondar os 20 graus e as mínimas sofrem uma subida acentuada, que se deverá manter na sexta-feira.