O Governo duplica o número de meios aéreos para combate aos incêndios até final do mês.

A informação foi confirmada esta noite pelo gabinete do novo ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita que esteve este domingo reunido com a Protecção Civil.

Ficam ao dispor das autoridades mais 17 meios aéreos: 13 helicópteros ligeiros e 4 aviões médios anfíbios. O dispositivo passa de 18 para 35 e representa um investimento de cerca 1,4 milhões de euros.

Os aparelhos ficam disponíveis a partir desta segunda-feira em Vila Real, Viseu, Braga, Fafe, Alfandega da Fé, Armamar, Águeda, Guarda, Cernache, Proença-a-Nova, Pernes, Portalegre, Ourique, Grândola e Monchique.

Há também reforço de homens (660 elementos) e viaturas (mais 132) e reforço do patrulhamento das Forças Armadas (86 equipas de patrulha em todos os distritos do território continental), em articulação com a GNR e a PSP.

Este reforço foi feito tendo em conta a previsão de condições meteorológicas adversas e o índice de risco de incêndio florestal previstos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera até ao final do mês de Outubro, bem como os níveis de alerta especial determinados pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.