A Ordem dos Médicos quer que seja feita uma auditoria independente à retirada de doentes das listas de espera. A situação foi denunciada num relatório do Tribunal de Contas, o qual revela ainda que os tempos de espera nos hospitais estão a ser falseados.

Em declarações ao programa Carla Rocha – Manhã da Renascença, o bastonário da Ordem dos Médicos considerou a situação “muito grave”.

“Estamos perante uma situação muito grave que é a possibilidade de estarem a ser eliminados das listas de espera utentes que já estão à espera há muito tempo”, afirmou Miguel Guimarães, acrescentando que se isto for verdade “tem que ter consequências”.

“Retirar doentes de uma lista porque estão à espera há muito tempo, sem os doentes serem avaliados, sem pedirem uma avaliação, por exemplo, ao médico que enviou o doente para o hospital, nomeadamente ao médico de família, não é uma situação que seja sequer aceitável”, diz.

Face a esta situação, a Ordem dos Médicos quer fazer uma auditoria independente e já recebeu, por parte do Ministério da Saúde, 'luz verde' para avançar.

Mais tempo de espera para uma consulta hospitalar e mais utentes a aguardarem por uma cirurgia entre 2014 e 2016 foram outros dos aspectos identificados pelo Tribunal de Contas, segundo as conclusões do relatório da auditoria divulgadas na terça-feira.

O tribunal concluiu ainda que, naquele período, ocorreu "uma degradação do acesso dos utentes a consultas de especialidade hospitalar e à cirurgia programada".

O PSD anunciou, entretanto, que quer ouvir com urgência no Parlamento o ministro da Saúde sobre o documento do Tribunal de Contas. "Trata-se de uma situação da maior gravidade, na medida em que evidencia a degradação dos utentes do SNS aos cuidados de saúde que se está a verificar sob a governação do partido socialista", escreve o grupo parlamentar no requerimento em que pede a audição urgente ao ministro da Saúde.

Já na sequência dos incêndios do último fim-de-semana, o bastonário confirmou existirem centenas de clínicos que se oferecem para ir para o terreno.