Em Portugal, 28,5% das crianças entre os 2 e os 10 anos têm excesso de peso, entre as quais 12,7% são obesas. A conclusão é do estudo da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).

Segundo a nota enviada à Renascença, os "resultados regionais são ainda mais alarmantes": as crianças dos Açores foram as que apresentaram a maior percentagem de excesso de peso com 36,6%, comparativamente às restantes regiões portuguesas, sendo seguida pela Região da Madeira com 36,4%.

No ranking regional dos alunos com excesso de peso segue-se o Norte com 31,4%, o Centro com 28,8%, Lisboa e Vale do Tejo com 25,8% e finalmente a região do Alentejo e do Algarve, ambas com 23,4%.

A Madeira registou a maior prevalência de crianças obesas com 18,4% e foi a única região a registar maior percentagem de alunos com obesidade comparativamente aos alunos com pré-obesidade.

Projecto "Heróis da Fruta" com impacto?

A equipa de investigadores analisou os efeitos da implementação da 6ª edição do projecto "Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável" e concluiu que são animadoras: comparando os dados iniciais, com os recolhidos após as 12 semanas de participação no projecto observou-se que a percentagem de crianças com obesidade reduziu de 12,7% para 11,3%, correspondendo a uma descida média de 1,4%.

Todas as regiões verificaram uma redução da prevalência de obesidade com a participação no projecto, tendo a Região da Madeira registado a maior descida com uma percentagem de 2,9%.

Segundo Mário Silva, presidente e fundador da APCOI: "O projecto ‘Heróis da Fruta’ é actualmente a maior iniciativa gratuita de educação para a saúde em Portugal com as maiores taxas de sucesso comprovado junto das crianças que nele participam”, sublinhando ainda que “no último ano lectivo o projecto contou com a participação de 10% do universo total de estabelecimentos de ensino públicos e privados que existem em todos os distritos e regiões autónomas, mas a nossa meta é chegar a 100% das escolas do país".

O estudo analisou uma amostra de 17.698 crianças, em idade escolar, no ano lectivo 2016-2017, oriundas de 388 estabelecimentos de ensino pertencentes a 139 concelhos dos 18 distritos continentais e das duas regiões autónomas: Açores e Madeira.