O Sindicato dos Enfermeiros vai avançar com um pré-aviso de greve de cinco dias. A paralisação vai ter lugar na segunda semana de Setembro, entre os dias 11 e 15.

A decisão foi tomada depois do silêncio do Governo às propostas apresentadas pelos representantes dos profissionais de saúde.

O pré-aviso de greve chega segunda-feira ao Ministério da Saúde, disse à Renascença José Azevedo do Sindicato dos Enfermeiros.

"Se esses cinco dias não derem, vamos para a greve por tempo indeterminado para permitir que haja sempre enfermeiros em greve", afirma José Azevedo.

Entre as principais reivindicações está a actualização da tabela salarial, com o aumento da remuneração dos enfermeiros de 1.200 euros para os 2.020 e dos enfermeiros especializados para os 2.400 euros.

Os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia iniciaram na quinta-feira um protesto que pode afectar blocos de parto e maternidade.

Os enfermeiros decidiram parar as funções de especialistas pelas quais não são ainda remunerados por “falta de resposta política do Governo”, explicou Bruno Reis, porta-voz do movimento dos Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia.