A família Renascença está desde esta madrugada mais pobre.

O jornalista Joaquim Vieira morreu esta madrugada aos 65 anos, vítima de doença prolongada, no Hospital de Santo António, no Porto.

Era um dos repórteres do departamento desportivo que habitualmente levava até si os relatos de futebol e os especiais da Bola Branca sobre desporto e a para os ouvintes da Renascença os seus relatos emocionados da Volta a Portugal em Bicicleta tornaram-se inesquecíveis, tendo acompanhado mais de 20 edições da prova.

Joaquim Vieira nasceu na Ribeira, coração da cidade do Porto, a 22 de Dezembro de 1951 e esteve toda a vida ligado à cidade, residindo mais recentemente na Maia.

Antes de se dedicar ao jornalismo, na juventude, passou pelas camadas jovens do Futebol Clube do Porto onde jogou, nos juniores, com o antigo seleccionador nacional António Oliveira.

Trabalhou mais de 25 anos na Renascença mas antes passou pela TSF e por rádios locais do Porto.

O actual chefe de redacção de desporto da Renascença, Pedro Azevedo, deixa o seguinte testemunho sobre o seu colega e amigo.

Recordaremos para sempre o repórter perspicaz, o narrador peculiar e a linguagem simples, clara e concisa. Mas o que mais nos marcou no perfil do Joaquim Vieira foi uma incomparável cortesia geradora de um infindável número de amigos.

Evocar a memória do Joaquim Vieira é contar parte da história do jornalismo desportivo dos últimos 25 anos, período em que colaborou com a Renascença e ajudou a engrandecer a Bola Branca.

Resta-nos agradecer penhoradamente o seu empenho, dedicação e brio profissional.

Um bom exemplo para as gerações vindouras.

À família do Joaquim Vieira as nossas mais sentidas condolências.

Também a Liga de Futebol publicou uma nota de pesar pela morte de Joaquim Vieira, no seu site oficial.

"Joaquim Vieira era um dos jornalistas que nos honrava com a sua presença na cobertura dos eventos da Liga Portugal. A notícia do seu falecimento deixa-nos a todos mais pobres e saudosos", lê-se.

A FPF também noticiou a morte do repórter, salientando o seu gosto pelo desporto. "Adorava futebol e adorava ciclismo, tendo somado, para a Renascença, inúmeras reportagens na Volta a Portugal em bicicleta e em centenas de jogos de futebol pelos estádios de todo o país, quase sempre como “repórter de pista”, com o colete a exibir o símbolo da sua RR, rádio onde passou grande parte da sua carreira, depois de passagens pela TSF e por emissoras regionais."

Já este sábado, a terceira etapa do Grande Prémio Abimota, em ciclismo, ficou marcada por um minuto de silêncio em memória de Joaquim Vieira.

O funeral realiza-se no domingo as 11h, na Igreja Matriz de Gondomar, onde estará o corpo, em câmara ardente, a partir das 15h de sábado.