Dois irmãos morreram este domingo à tarde, no rio Vouga, vítimas de afogamento. As crianças desapareceram junto à ponte de Sernada, em Macinhata do Vouga, Águeda. A menina terá entrado na água para ajudar o irmão mais novo, que estaria em dificuldades.

A menor de 14 anos, que ainda foi resgatada inconsciente, acabou por morrer, à semelhança do irmão de 11 anos, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS). Chegou a ser transportada para o Hospital de Aveiro, com prognóstico "muito reservado".

"Não conseguimos recuperar a menina, foram dois mortos", disse a fonte.

Em declarações à SIC, o presidente da Câmara de Águeda. Cerca das 18h00, Jorge Almeida explicou que o menino "foi encontrado agora mesmo sem vida".

A irmã mais velha, de 14 anos, acabou também por perder a vida. De acordo com o responsável, a família das crianças é de Santa Maria da Feira e, depois de almoçar em Aveiro, terá ido em passeio até à beira-rio, em Águeda.

Este domingo, quatro jovens desapareceram nas praias do Norte do país. Os desaparecimentos ocorreram em zonas balneares. No Rio Vouga, o incidente segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro refere que o alerta foi dado às 14h39.

Segundo avançou à agência Lusa fonte dos Bombeiros Voluntários de Águeda, no local estiveram sete viaturas e nas buscas participaram ainda elementos dos Voluntários de Albergaria-a-Velha e de Sever do Vouga e meios dos Bombeiros Novos de Aveiro.

De acordo com os bombeiros de Águeda, o local onde as crianças tomavam banho não está classificado como praia fluvial, mas é uma zona do rio Vouga que, pelas condições que apresenta, é frequentada por alguns como tal.

Mais dois desaparecidos em Espinho

Na praia da Baía, em Espinho, dois jovens de 18 e 19 anos que estavam a jogar à bola foram levados por uma onda. Ambos estão desaparecidos e são naturais de Santa Maria da Feira.

Segundo o JN, o desaparecimento deu-se na parte norte daquela praia, uma das mais concorridas da cidade. A Praia da Baía é muito frequentada por praticantes de surf e bodyboard.

As buscas para encontrar os dois jovens foram suspensas e são retomadas às 8h00 de segunda-feira, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Aveiro.

Estiveram envolvidos nas buscas os Bombeiros de Espinho, a Polícia Marítima, o Instituto de Socorros a Náufragos e a Força Aérea.


[notícia actualizada às 22h29]