A EMEL, empresa que gere os estacionamentos em Lisboa, está a criar novos espaços de baixo custo à entrada da cidade: têm um custo diário de 50 cêntimos para os condutores com um título de transporte válido.

Ameixoeira (500 lugares, que será aberto já em Junho), Pontinha (2.000), Areeiro (300) e Pedrouços (150) são os quatro locais previstos, segundo a notícia do jornal “Público”.

A ideia é dissuadir os condutores de entrarem no centro da cidade, explicou ao jornal Luís Natal Marques, presidente da EMEL. “Serão sempre parques a preços meramente simbólicos. Por 50 cêntimos por dia, desde que tenha um título de transporte, a pessoa deixa ali o carro e vai para o seu trabalho”, refere.

Além destes, estão ainda a ser negociados preços mais baratos com as empresas privadas que gerem os parques do Estádio da Luz (800 lugares), do Estádio de Alvalade (200) e do Pingo Doce da Bela Vista (370).

Actualmente, estacionar o carro das 9h00 às 19h00 numa zona verde custa um total de oito euros; na zona amarela, passa para 11,20 euros; e na zona vermelha são 16 euros.

Numa segunda fase, a EMEL pretende alargar esta medida. “Temos vindo a conversar com a Câmara de Odivelas porque a autarquia sente necessidade de fazer o ordenamento do estacionamento no Senhor Roubado. Aquilo é um pandemónio em termos de estacionamento e pediram o nosso auxílio. Será também um parque dissuasor, muitos dos que ali deixam o carro já vão apanhar o metro”, diz o mesmo responsável.