A Polícia Judiciária (PJ) deteve duas pessoas e constitui outras 21 como arguidas, no âmbito da "Operação Inovar", que levou a cabo em parceria com o Ministério Publico.

A Renascença apurou que os detidos são uma mulher de 30 anos e um homem, advogado e empresário, de 54, ambos de Leiria.

Em causa está um esquema de fraude que se traduziria em sobrefacturação de máquinas e equipamento com vista ao inflacionamento de incentivos a receber no âmbito do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional).

O esquema terá lesado o Estado em pelo menos cinco milhões de euros, segundo a Renascença apurou junto de fonte policial, mas o montante poderá revelar-se superior.

As suspeitas em causa são dos crimes de fraude, desvio de subsídios e falsificação de documentos.

No âmbito da operação da PJ e do Ministério Público, foram realizadas 53 buscas nas áreas de Leiria, Coimbra, Lisboa e Porto, muitas delas a empresas, mas também outras de carácter domiciliário. Duas das buscas tiveram como alvo dois escritórios de advogados.

Em comunicado, a PJ avança que foram também realizadas duas buscas não domiciliárias na Alemanha.

A operação permitiu, ainda, que fossem apreendidos 14 veículos de gama alta, para além de diverso material relacionado com a prática da actividade criminosa em investigação.

Os detidos serão presentes ao Ministério Público para primeiro interrogatório judicial no Tribunal Central de Instrução Criminal.