O conselho de ministro aprovou de 3,5 milhões de euros para a recuperação da Fortaleza de Peniche e a construção no local de um museu dedicada à luta pela liberdade e democracia.

O ministro da Cultura, Castro Mendes, diz que o projecto está aberto à iniciativa privada, por exemplo, em espaços de restauração ou lojas que possam ser instaladas na fortaleza onde estiveram presos muitos dos opositores à ditadura.

“O que é fundamental é que a utilização privada não abafe, não obscureça o valor essencial do monumento”, sublinha Castro Mendes.

O Governo desistiu da ideia de criar uma unidade hoteleira na Fortaleza de Peniche porque “este lugar é, primordialmente, um lugar de memória”, explica o ministro da Cultura.

O ministro do Planeamento, Pedro Marques, refere que os 3,5 milhões de são provenientes de fundos europeus e a candidatura vai avançar “de imediato”.

O nome definitivo para o museu ainda não está decidido, mas a ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, aposta em Museu da Liberdade.