A Administração Regional de Saúde de Centro (ARSC) procedeu à instauração de um processo de inquérito ao caso da morte de um bebé, na quinta-feira, no serviço de Urgência do Hospital Dr. Sousa Martins, na Unidade Local de Saúde da Guarda.

A administração hospitalar também já abriu um processo de averiguações para apuramento de responsabilidades na morte da bebé, por alegada falta de assistência.

Segundo a família, a parturiente esteve à espera do médico mais de hora e meia, apesar de estar com perdas de sangue.

No comunicado enviado às redacções, o conselho de administração da Unidade Local de Saúde da Guarda confirma que deu entrada, às 9h30m do dia 16 de Fevereiro de 2017, na Urgência do Serviço de Obstetrícia, uma mulher de 39 anos, com 37 semanas de gravidez.

“A mesma estava com perdas de sangue pouco significativas, tendo de imediato feito registo RCT às 9h34m”, relata o presidente daquele conselho de administração.

“Feita a ecografia fetal, confirmou a morte do feto. A mãe foi encaminhada para o bloco operatório e submetida a uma cesariana”, adianta Carlos Rodrigues.

“Após ter conhecimento da situação, o conselho de administração solicitou de imediato esclarecimentos ao director do departamento de saúde da criança e da mulher e à directora do serviço, que elaboraram já um relatório preliminar com o apuramento dos factos acima relatados. Desta situação foi já dado conhecimento à tutela, tendo sido solicitada a nomeação urgente de instrutores externos à instituição (especialistas de obstetrícia e um jurista), para desenvolvimento de um processo de inquérito. O conselho de administração lamenta o sucedido e presta as condolências à família”, conclui.

A grávida é Cláudia Costa. Casada há dois anos, tinha cesariana marcada para o dia 27, depois de vários tratamentos para engravidar. Era seguida na Covilhã, mas escolheu o hospital da Guarda, pois a mãe e o marido são funcionários naquele hospital.

O caso está entregue ao Ministério Público e a Polícia Judiciária já esteve durante a manhã no hospital. A família fala em negligência médica. Cláudia tem 39 anos.