Há cada vez mais denúncias de casos de violência no namoro. O número de participações à PSP e à GNR aumentou 6% em dois anos, uma tendência de crescimento que se verifica desde 2013.

Muitas das situações estão relacionadas com abusos na internet e envolvem adolescentes.

No ano passado foram 1.975 as participações recebidas pelas autoridades, mais 123 do que em 2015. Já em 2014, tinha chegado a 1.691 o número global de queixas registado, segundo o "Público".

Agressões físicas ou verbais, tentativas de controlo e outras formas de violência, sobretudo entre ex-namorados, são cada vez mais expressivas, segundo a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. “A violência no namoro é transversal a idades e a classes sociais e cada vez mais expressiva”, diz ao “Diário de Notícias”, a psicóloga Helena Sampaio da APAV.

Há três anos que a violência no namoro tem vindo a crescer, uma subida que pode ser explicada pelo facto de esta prática ter passado a ser punida criminalmente a partir de 2013, integrada no crime público de violência doméstica.

A PSP está esta terça-feira - Dia dos Namorados - em várias escolas de Lisboa a promover a operação “No namoro não há Guerra”.

“Este dia serve para realizarmos algumas acções de sensibilização e de informação, particularmente dirigidas à comunidade educativa sobre a violência doméstica e de género. Vamos recordar também em especial os temas do bullying, da violência exercida através das novas tecnologias e também a violência no namoro”, explicou à Renascença Hugo Abreu, o subcomissário da PSP.