As Câmaras do Porto, Gaia, Matosinhos e a região Oeste têm já preparados planos de intervenção para os próximos dias em que se prevê um agravamento das condições meteorológicas e ondas que podem atingir os 14 metros de altura.

A Protecção Civil Municipal do Porto avisa, através do site da câmara, para "a existência de previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias, nomeadamente, um aumento da agitação marítima, chuva e vento por vezes forte".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) decretou já o alerta vermelho para o distrito do Porto por causa das previsões de aumento significativo da agitação marítima entre as 15h00 e as 23h59 de quinta-feira, com ondas que podem atingir os 12 a 14 metros de altura máxima.

O mau tempo vai obrigar ao corte da Avenida D. Carlos, na Foz do Douro, durante os próximos dois dias e a protecção civil do Porto "desaconselha a circulação e permanência junto à zona costeira e apela a que não se pratique qualquer actividade relacionada com o mar".

"A Protecção Civil Municipal recomenda, assim, à população que tome as devidas precauções, apelando ao respeito pelos perímetros de segurança que serão estabelecidos para peões junto da orla costeira e acessos aos molhes, mas também aos eventuais cortes de trânsito que sejam necessários implementar nestas zonas", indica.

Pede ainda à população um "cuidado acrescido na circulação junto junta da orla costeira, zonas ribeirinhas e da Foz, já que se tratam de zonas historicamente mais vulneráveis à ondulação", sendo também desaconselhado o estacionamento de viaturas nessas zonas.

Matosinhos de prevenção

Mais a norte, a Protecção Civil de Matosinhos tem já preparado um plano de prevenção que será activado consoante a necessidade.

Para quinta-feira de manhã está agendada uma reunião com todas as forças de segurança para avaliar a eventual aplicação do plano que prevê o corte ao trânsito da marginal de Matosinhos, Leça, praias da Memória, Marreco e Paraíso. Caso as condições se agravem, podem surgir mais cortes de trânsito em zonas mais a norte.

A própria Protecção Civil da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira deixa ainda o contacto (800 208 545) dos bombeiros locais para situações de perigo iminente.

Do lado sul do Douro, a Câmara de Gaia pediu às corporações de bombeiros da orla marítima para quinta-feira de manhã fazerem acções de sensibilização junto dos comerciantes e populações locais.

A Polícia Municipal de Gaia está de pré-aviso caso surja a necessidade de intervir e cortar algumas ruas à circulação e a Protecção Civil Municipal vai estar a monitorizar a situação a partir da parte da tarde.

Também em alerta está a Direcção Municipal de Infraestruturas da Câmara de Gaia. Os Sapadores Bombeiros de Gaia têm mesmo um número de telefone disponível para qualquer emergência: 707 242 400.

Restrições na região Oeste

A Autoridade Marítima decidiu interditar o acesso à marina e ao molho Leste em Peniche, a marginal da Foz do Arelho, nas Caldas da Rainha, e os passeios marítimos da Areia Branca, na Lourinhã, e Santa Cruz, em Torres Vedras.

Devido às previsões de mau tempo, com ondas alterosas, vento forte e chuva, entre quinta e sexta-feira, os molhes Leste (junto à praia dos Supertubos) e Oeste (junto à marina) em Peniche vão estar "restritos à circulação de pessoas ou viaturas", disse à agência Lusa o Capitão do Porto de Peniche, Marco Augusto.

Nas Caldas da Rainha, o passeio marítimo e a marginal da Foz do Arelho vão estar também fechados à circulação de pessoas e viaturas, assim como o acesso ao paredão da Praia da Areia Branca.

Em função do estado do mar, a Autoridade Marítima pode vir ainda a restringir o acesso à ilha do Baleal, ao Cabo Carvoeiro e fechar a marginal norte, em Peniche, e o passeio marítimo de Santa Cruz (Torres Vedras).

Em comunicado, a Protecção Civil Municipal da Lourinhã informou hoje que decidiu também interditar o estacionamento da praia local de Porto Dinheiro a partir de quinta-feira.