A Marinha resgatou dois passageiros do navio Balmoral, que navegava a cerca de 20 quilómetros do cabo da Roca, que foram transportados para o hospital de Santa Maria em estado grave, foi anunciado esta quarta-feira.

"O alerta foi recebido directamente do navio, através do número de telefone de emergência no mar do MRCC Lisboa [Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo], a informar que tinha uma passageira com sintomas compatíveis com AVC em evolução, e um segundo incidente com outro passageiro, ocorrido quase em simultâneo, com quadro de enfarte agudo do miocárdio e edema agudo do pulmão", refere a Marinha, em comunicado.

Os dois passageiros, de nacionalidade britânica, são um homem de 86 anos e uma mulher de 81 anos.

Um helicóptero EH-101 partiu da Base Aérea nº. 6, no Montijo, e resgatou os dois passageiros do navio com bandeira das Bahamas, que se encontrava a 20 quilómetros do cabo da Roca, a 84 quilómetros do Montijo, numa operação que decorreu cerca da meia-noite.

"O INEM (CODU-Mar) avaliou a necessidade das evacuações médicas como urgentes. Os passageiros do paquete foram transportados para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, em estado grave", acrescenta.