Renovar a carta de condução vai passar a ser possível através da internet. A medida deverá entrar em vigor em Março de 2017, segundo avança esta sexta-feira o jornal “Público”.

Quem optar por esta hipótese, deverá digitalizar e enviar todos os documentos para o site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMT).

Com a “Carta sobre Rodas” (como foi baptizado o processo), o Governo pretende acelerar a renovação das cartas de condução e combater os atrasos habituais, que chegaram “a ser de dois anos”, como refere fonte do Governo ao jornal.

A medida, incluída no Simplex 2017, abrange apenas as renovações e não quem tira a carta pela primeira vez ou quem, por alguma razão, tenha de ser sujeito a novo exame de condução.

Em Maio, quando apresentou o Simplex para este ano, o primeiro-ministro determinou que 2017 seria o “ano do papel zero”. António Costa quer, assim, reduzir custos. Segundo disse na altura, o Estado gasta cerca de “52 milhões de euros em material de escritório” na administração, 30 milhões dos quais em papel.

Mas quem não tem acesso à internet ou não se dá bem com o mundo digital não tem de se preocupar com a nova medida. A renovação da carta vai poder ser feita em todas as conservatórias do país, além dos balcões do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).