Desde a entrada em vigor do "novo" Código da Estrada, em 2014, mais de três mil condutores foram multados por não saberem fazer as rotundas. Os dados são da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) e divulgados esta segunda-feira pelo “Jornal de Notícias”.

A regra em vigor estabelece que a circulação deve ser feita à esquerda, começando a encostar-se à direita apenas quando está próximo da saída.

Mas, segundo a GNR, uma das causas para as transgressões é a falta de uniformização das rotundas. “Não têm todas a mesma configuração”, afirma o major Paulo Gomes ao JN.

Já o presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP), Carlos Barbosa, lamenta que em Portugal se continue “a conduzir mal”.

As infracções são detectadas quando os militares se encontram a circular em serviço.

Em Janeiro de 2014, foram introduzidas mais de 60 alterações ao Código da Estrada. Além da circulação nas rotundas, a taxa de álcool para condutores recém-encartados e profissionais foi reduzida para 0,2 gramas por litro de álcool no sangue. E também aqui as infracções aumentaram: nos últimos três anos, foram multados 1.909 condutores.

Outro número negativo da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária diz respeito ao número de acidentes com bicicletas, que aumentou. Entre 2014 e 2015, foram registados 3.939 .