António Costa vai homenagear Mário Soares este sábado. A cerimónia acontece por ocasião dos 40 anos da posse do primeiro Governo Constitucional, do qual Soares foi líder.

A cerimónia está marcada para as 18h30 nos jardins de São Bento, onde são esperadas cerca de duzentas personalidades.

Mário Soares deve marcar presença, bem como os antigos chefes de Estado Ramalho Eanes e Jorge Sampaio.

"É uma homenagem a Mário Soares, às primeiras eleições legislativas em democracia e ao Governo que dessas eleições resultou", sintetizou à agência Lusa fonte ligada à organização desta iniciativa.

Por outro lado, com esta iniciativa, visa-se também destacar a acção deste Governo liderado por Mário Soares no domínio da estabilização da economia portuguesa, que no ano anterior tinha atravessado o PREC (Processo Revolucionário em Curso) e, ainda, no que se refere ao processo de adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE).

Também este sábado em Lisboa, um grupo de amigos e ex-colaboradores de Cavaco Silva Silva reúne-se num "almoço de amizade" para expressar a "gratidão e admiração" ao ex-primeiro-ministro e ex-presidente da República, segundo Leonor Beleza, que integra a organização da iniciativa.

O almoço decorrerá num hotel em Lisboa e a organização conta com pelo menos 80 pessoas, prevendo-se "umas palavras de saudação" dos organizadores e também de Cavaco Silva, na fase inicial do almoço, aberta à comunicação social.