Foi encerrada uma unidade de cuidados continuados, subsidiada pelo Estado, que tinha sido inaugurada no final do ano passado em Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro.

As autoridades de saúde concluíram que a Casa de Santo António funcionava sem condições de higiene e faltavam medicamentos.

O quadro de pessoal também estava muito reduzido porque vários profissionais têm vindo a sair nos últimos meses devido a salários em atraso.

Três dezenas de utentes tiveram de ser transferidos pela Segurança Social de Albergaria-a-Velha para Coimbra.

Mas os problemas não ficam por aqui. A Casa de Saúde de Santo António também possuía um lar ilegal com 44 idosos, que foram encaminhados para outros lares de Aveiro ou para a casa de familiares.

Lacerda Pais, presidente da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito de Aveiro, apoiou a transferência apesar das dificuldades em encontrar vagas.

A administração da Casa de Saúde de Santo António negou nos últimos dias que o encerramento estaria em vias de acontecer. Esta sexta-feira, confrontada com a retirada dos utentes, remeteu-se ao silêncio.

A unidade faz parte do grupo Sanus que integra várias empresas ligadas ao sector da saúde na região Centro.