A Autoridade Tributária (AT) desmantelou uma rede de fraude organizada que já terá lesado o Estado em cerca de 10 milhões de euros. A Operação “Smart Price” realizou-se esta terça-feira, mas os resultados só agora estão a ser divulgados.

De acordo com o comunicado da AT, 69 inspectores realizaram 34 mandados de busca.

A investigação resultou na constituição de 42 arguidos (20 indivíduos e 22 sociedades), suspeitos de associação criminosa, fraude e fraude qualificada. Foram ainda apreendidas "quatro viaturas de alta cilindrada, 1.000 telemóveis que serviam o objecto da fraude, uma grande quantidade de documentação, computadores e dinheiro".

Segundo a nota enviada às redacções, a acção surgiu "na sequência de uma investigação a empresas ligadas ao sector da comercialização de telemóveis, tendo como alvo 14 domicílios e 20 empresas e escritórios de Contabilistas Certificados".

O esquema passava pela comercialização de telemóveis. Os envolvidos não entregavam ao Estado elevados montantes de IVA ou obtinham reembolsos indevidos.

O principal suspeito de ser o cabecilha da rede foi detido e será levado ao juiz de instrução para interrogatório e aplicação de medidas de coacção.