O Banco Alimentar volta aos super e hipermercados do país no próximo fim-de-semana para apelar à solidariedade dos portugueses. “Partilhar sabe bem” é o mote para a primeira campanha de recolha de alimentos de 2016.

De acordo com a presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares contra a Fome, Isabel Jonet, há ainda um "cenário de carência alimentar que afecta muitos cidadãos e famílias".

"Não podemos ficar indiferentes a uma realidade que está bem próxima de nós, embora por vezes não a possamos ver, e essa é a razão pela qual voltamos a apelar à solidariedade, ao envolvimento e ao contributo de cada cidadão. O mote desta nova campanha 'Partilhar sabe bem' pretende reflectir exactamente este valor, criar um espírito de partilha e de entreajuda que permitirá multiplicar o apoio e a ajuda prestada a quem mais necessita, contribuindo de forma efectiva para fazer a diferença na vida de muitas pessoas", acrescenta.

De acordo com a organização, mais de 43 mil voluntários vão estar envolvidos na campanha que será visível em vários estabelecimentos, por todo o país.

Doar à distância

A campanha volta a disponibilizar vales que estarão disponíveis entre os dias 28 de Maio e 5 de Junho, nas caixas dos supermercados e nos postos de abastecimento aderentes.

Cada vale tem um código de barras específico associado aos produtos que cada pessoa queira doar ao Banco Alimentar.

Os que têm a oportunidade de se deslocar a um ponto de recolha, que se encontram ou residem fora de Portugal, podem utilizar o portal de doação online www.alimentestaideia.net.