A Autoridade Nacional da Protecção Civil informou que nas últimas 24 horas registou 458 ocorrências em todo o país relacionadas com episódios de mau tempo.

"Desde as 00h00 de sexta-feira até às 00h00 de sábado, registámos no território do continente 458 ocorrências relacionadas com episódios de mau tempo, sobretudo com inundações e deslizamentos de terra", disse à Lusa Carlos Guerra, adjunto de operações da Protecção Civil.

Segundo Carlos Guerra, o distrito mais atingido foi o de Coimbra, seguido do de Aveiro e do Porto.

"Registamos estradas cortadas no distrito de Viana, Coimbra, Viseu, Aveiro e Porto. O distrito com mais estradas cortadas é o de Aveiro, sobretudo na zona de Águeda, Estarreja e Albergaria", afirmou Carlos Guerra.

O adjunto de operação da Protecção Civil disse também que o mau tempo e a precipitação persistente que se tem vindo a verificar, sobretudo no norte, provocou o transbordo de alguns rios, nomeadamente do Lima e do Vouga, que provocaram inundações na zona de Águeda e Ponte de Lima.

Em relação ao rio Douro e Mondego, Carlos Guerra disse que podem "vir a dar problemas" durante a madrugada e dia de hoje e que a situação está a ser monitorizada e acompanhada pelos serviços municipais de protecção civil.

Carlos Guerra alertou para a agitação marítima, que "está muito forte", estando previstas ondas entre os quatro e os 11 metros de altura em alguma zonas.

O adjunto de operações da Protecção Civil disse que a circulação na linha ferroviária da Beira Alta, interrompida devido a uma inundação na zona de Mortágua, já foi restabelecida durante a noite.

Carlos Guerra alertou também para a descida da temperatura no domingo e a possibilidade de queda de neve nas quotas a partir dos 400 metros de altura.

Chuva e vento fortes, agitação marítima e descida das temperaturas mínimas e máximas vão marcar tempo no fim-de-semana em Portugal continental, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.