O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) actualizou o aviso vermelho para os Açores, prevendo que as rajadas de vento possam atingir 170 quilómetros/hora e o mar tenha ondas até 18 metros no grupo central do arquipélago. O ciclone vai passar a furacão e atingir o grupo central dos Açores na sexta-feira.

O agravamento foi confirmado à Renascença pela meteorologista Vanda Costa.

Para as cinco ilhas deste grupo (Graciosa, Pico, Terceira, São Jorge e Faial) o aviso vermelho para chuva vigora entre as 2h00 e as 14h00 de sexta-feira (mais uma hora em Lisboa), enquanto o mesmo aviso para o mar mantém-se entre as 5h00 e as 15h00.

Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) foi também emitido um aviso vermelho para chuva entre as 2h00 e as 14h00 de sexta-feira e para vento, esperando-se nestas ilhas rajadas até 130 quilómetros/hora entre as 5h00 e as 13h00.

Alerta motiva recomendações

O Governo Regional dos Açores recomendou o encerramento de todos os jardins-de-infância e creches das ilhas dos grupos central e oriental na sexta-feira devido ao agravamento do estado do tempo.

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores já emitiu um alerta e recomendou a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento, bem como a adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes ou placards e outras estruturas montadas ou suspensas.

A Protecção Civil açoriana aconselha também a manter limpos os sistemas de drenagem e a consolidar telhados, portas e janelas, devendo a população ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, não devendo praticar actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

[notícia actualizada às 16h00]