As temperaturas mínimas vão descer no domingo entre três a cinco graus Celsius, prevendo-se também céu pouco nublado ou limpo e formação de geada, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a meteorologista Maria João Frada, as máximas não vão sofrer alterações, prevendo-se que sejam entre 10 e 13 graus nas regiões do interior e entre 15 e 18 no litoral, Alentejo e Algarve.

“Para os próximos dias vamos ter tempo seco, céu pouco nublado ou limpo, acentuado arrefecimento nocturno com formação de geada, em especial nas regiões do interior norte e centro. Podemos ter pontualmente neblinas ou nevoeiros matinais, mas que vão dissipar-se", adiantou à agência Lusa.

O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte na faixa costeira ocidental a partir da tarde, e nas terras altas das regiões centro e sul.

Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, podendo persistir no nordeste transmontano até meio da tarde, e condições favoráveis à formação de geada em alguns locais das regiões do interior norte e centro.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado nas vertentes norte, aguaceiros fracos, em especial nas vertentes norte e nas terras altas e vento moderado a forte de nordeste, com rajadas de 70 quilómetros por hora nas terras altas, sendo fraco nas vertentes sul.

Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros e vento fraco durante a madrugada tornando-se bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 13 e 19 graus Celsius, no Porto entre 9 e 17, em Vila Real entre 5 e 15, em Bragança entre 3 e 15, em Viseu entre 7 e 16, na Guarda entre 5 e 12, em Coimbra entre 7 e 16, em Castelo Branco entre 10 e 18, em Santarém entre 9 e 20, em Évora entre 8 e 19, em Beja entre 9 e 19, em Faro entre 12 e 21, no Funchal entre 16 e 22, em Ponta Delgada entre 14 e 18, em Angra do Heroísmo entre 13 e 18 e em Santa Cruz das Flores entre 14 e 17.

As barras de Póvoa de Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto estão hoje condicionadas à navegação devido à previsão de agitação marítima forte.