Uma embarcação de pesca naufragou esta terça-feira noite à entrada da barra do porto da Figueira da Foz, disse à Renascença o comandante João Barbosa, porta-voz da Armada.

Um pescador morreu, quatro estão desaparecidos e dois foram resgatados com vida, segundo fontes citadas pela Agência Lusa.

Os dois pescadores foram resgatados do mar por uma mota de água e transportados para o Hospital da Figueira da Foz.

O comandante dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz disse que os dois sobreviventes estão em estado de hipotermia, mas aparentemente bem e foram transportados para o hospital local, por precaução.

O barco de pesca, um arrastão com mais de 20 metros, naufragou às 19h15 de hoje à entrada do porto da Figueira da Foz.

O porta-voz da Armada adiantou à Renascença, pelas 21h00, tinha sido recebido um "sinal de emergência, dado por satélite, e depois o capitão do Porto confirmou que a embarcação se tinha virado”.

Segundo o comandante João Barbosa, foram enviados para o local do naufrágio meios de salvamento aéreo e um navio da Marinha.

“A informação que temos é que, para já, a embarcação está encalhada, está inacessível por todos os meios aquáticos. Já se tentou com motas de água e semi-rígidos, mas não se consegue. Foi activado um meio aéreo da Força Aérea e o navio-patrulha oceânico Figueira da Foz, da Marinha Portuguesa”, explicou o porta-voz da Armada.

Ao início da noite estavam cerca de duas dezenas de pessoas no molhe sul do porto, que criticavam veementemente a falta de uma operação de salvamento no mar.

[notícia actualizada às 23h34]