O CDS-PP entrega esta segunda-feira uma proposta para a atribuição da medalha de honra de Lisboa ao Patriarcado. A sugestão é aberta à subscrição das outras forças políticas da câmara local, e, se for aprovada, será entregue para o ano, 300 anos depois da elevação da diocese de Lisboa a Patriarcado.

A iniciativa partiu do vereador do CDS-PP em Lisboa, João Gonçalves Pereira. "Uma primeira razão é que, no próximo ano, comemoram-se os 300 anos sobre a classificação de Lisboa como Patriarcado e a segunda razão tem a ver com o facto de o próprio município nunca ter atribuído nenhuma condecoração ao Patriarcado", explica.

Há uma ligação umbilical entre a história da cidade de Lisboa e a do Patriarcado, que deve ser homenageada, considera Gonçalves Pereira.

O trabalho nas paróquias que é reconhecido pelos lisboetas, mas há mais: "O papel social que o Patriarcado tem tido no apoio aos mais desfavorecidos, e os sucessivos patriarcas, inclusive o actual cardeal patriarca D. Manuel Clemente, de alguma forma representam o que de melhor existe em termos de alma colectiva."

A proposta será discutida em reunião de câmara, na qual João Gonçalves Pereira espera o apoio de outras forças políticas da autarquia.