O edifício histórico da antiga Bolsa de Valores de da Dinamarca, ardeu esta terça-feira, no centro de Copenhaga. A causa do incêndio ainda não foi apurada, mas já está “sob controlo”, de acordo com os serviços de emergência.

O incêndio provocou a queda do pináculo do edifício - torre de 54 metros de altura - e ameaçou uma das coleções de arte mais valiosas da Dinamarca. Alguns cidadãos foram vistos a entrar para o interior do edifício para salvar obras de arte.

Segundo a BBC, não houve registo de vítimas. Os serviços de emergência e os bombeiros dinamarqueses estiveram no local para extinguir o incêndio, enquanto a polícia isolou uma grande área junto ao edifício localizado no centro da cidade.

Por precaução, foram evacuadas várias alas do Castelo de Christiansborg, a sede do Parlamento da Dinamarca e do Ministério das Finanças que fica perto do edifício que se encontra a arder.

Apelidado de "Børsen", o edifício remete ao século XVII e é um dos locais mais antigos da cidade. A Câmara de Comércio Dinamarquesa tem a sede no mesmo edifício, que foi construído em 1615.

O ministro da Cultura dinamarquês lamenta que 400 anos de história tenham sido perdidos para as chamas.

"É comovente ver a forma como os empregados da Børsen, as boas pessoas dos serviços de emergência e os habitantes de Copenhaga que passam pelo local trabalham em conjunto para salvar tesouros de arte e quadros icónicos do edifício em chamas", escreveu na rede social X (antigo Twitter).

Tópicos