Ínicio

Informação
Informação

Videos V+
Videos V+

Bola Branca
Bola Branca

Ouvir
Ouvir

As Três da Manhã

Extremamente Desagradável

T3

Destaques

Podcasts

Newsletters

Onde Estamos
Onde Estamos

Anunciar

Quem Somos
Quem Somos

Contactos

Transparência

G7 apresenta programa de investimento de 568 mil ME para países em desenvolvimento

26 jun, 2022 - 18:19 • Lusa

Para fazer frente à China, os líderes das economias mais ricas do planeta prometem mobilizar 568 mil milhões para projectos na área da saúde, transição digital e alterações climáticas.


O G7 quer avançar com um programa de investimentos para países em desenvolvimento e mobilizar 600 mil milhões de dólares (568,50 mil milhões de euros), em resposta aos imensos projetos financiados pela China, anunciou hoje o Presidente norte-americano.

"Com parceiros do G7, pretendemos mobilizar 600 mil milhões de dólares até 2027 para investimentos globais em infraestruturas", disse a Casa Branca pouco antes do discurso de Joe Biden na apresentação da proposta à cimeira dos sete países mais industrializados do mundo, que está a decorrer no sul da Alemanha.

Antes, o chanceler alemão, Olaf Scholz, manifestou a "preocupação compartilhada" pelo G7 face à situação económica global, sobretudo por causa da subida da inflação e da crise energética, efeitos da guerra na Ucrânia.

"Partilhamos desta preocupação", disse após a primeira sessão dos líderes do G7, mas também sublinhou "a confiança" de que os líderes do grupo saberiam lançar dali "a mensagem necessária de coesão" face à situação criada pela "brutal agressão" lançada pelo Presidente russo Vladimir Putin contra a Ucrânia.

Scholz, como anfitrião da cimeira do G7, explicou que, durante a primeira sessão do encontro, a reunião de hoje, os líderes dos países mais ricos (Alemanha, Estados Unidos, Itália, França, Japão, Canadá e Reino Unido), debateram questões relacionadas com a economia global e destacaram a necessidade de coordenar a sua ação em relação aos mercados de energia.